sábado, 21 de novembro de 2009

Twitter


Cada dia encontramos mais ferramentas novas na internet. A última, que está revolucionando o mercado é o Twitter, uma rede social onde os usuários recebem e enviam atualizações rápidas (no máximo 140 caracteres para escrever) para seus contatos, aqueles que seguem você. São (ou melhor, somos) mais de onze milhões de twitteiros em todo o mundo, num período menor que 3 anos.

O Twitter foi criado por Jack Dorsey, um jovem de 32 anos hoje, que desenvolveu esse “SMS da internet” aos seus 29 anos, idéia que teve quando tinha apenas 15 aninhos. Em um curtíssimo espaço de tempo ele se tornou um milionário e é uma das celebridades mais requisitadas do meio hoje para entrevistas.

Jack é, como assume, de poucas palavras. A maioria de suas respostas ao telefone poderia ser "twittada" em 140 caracteres. E esse é um dos motivos para uma das principais características do Twitter: o texto curto. "Com um limite de tamanho, as pessoas são mais espontâneas e instantâneas. A ideia é minimizar os pensamentos."

Twitter é um espaço, para não dizer um serviço, onde as pessoas expressam suas idéias, opiniões e informações, lançam e divulgam produtos. Há relatos de várias empresas que aqueceram suas vendas através dele. É um lugar que você busca informações para qualquer assunto e pode se tornar mais próximo de qualquer personalidade que admire, pois o mundo hoje está twittando. Tudo começa com uma frase: O que está acontecendo? E ali você escreve o que lhe vier no momento.

É claro que muitas celebridades ali, com foto e tudo, como é o caso de Jô Soares, não é o próprio gordinho tão querido e inteligente. Essa semana, conversando com um de seus convidados também twitteiro, ele confessa a Jô que é seu seguidor no Twitter, quando Jô revela que não está lá. É sempre uma decepção, mas sempre encontramos um “suposto quem” que usa imagem e palavras do estilo de algumas celebridades e, para alcançarem maior número de seguidores, usam nome de terceiros, terceiros famosos.

Navegando por ali, você descobre coisas interessantes: muitas dicas (de filme, artigos, moda, livros, produtos e serviços em geral...), agenda de seus artistas prediletos, amigos que você já conhece que aproveitam aquele cantinho para mandarem seu recado (para você e para o mundo), muitos plágios, frases e pensamentos de famosos, novos poetas e escritores, e outras coisinhas muito interessantes.

Portanto, seja qual for a sua área de interesse, comece a twittar agora mesmo no http://twitter.com . Não chega a ser uma ferramenta indispensável, mas é, no mínimo, divertido e interessante, afinal, tem gente querendo saber: O que está acontecendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...