terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que é amor? O que é amar?

Ooii, olha eu aqui pela primeira vez postando um texto! Aproveitando o texto da Taiza sobre paixão, me empolguei e resolvi colocar o trecho de um texto sobre "o que é amar" escrito pela psicanalista Anna Veronica Mautner:
SENTIR O QUE O PARCEIRO SENTE, COMPARTILHAR, ACUDIR. ISSO É AMAR.
"... O amor só existe quando há chance de troca. Um tanto de desconfiança, um tanto de cuidado e proteção não esterilizam o campo amoroso entre duas pessoas, e conseguem evitar desatres. Um tanto de feiúra, um tanto de desarmonia, um tantinho de desesperança vai bem para reformular, realimentar e manter os encantos do amor. Já os muito desconfiados vigiam sem deixar espaço ao bembom do amor. Aí, vai mal. O bem-amado conhece e reconhece o ambiente propício para as trocas amorosas. Ele dispensa milagres. Sabe semear felicidade. Pois amar é ser capaz de empatia. É ser capaz de perceber o que o outro sente, tomar o lugar do outro e depois voltar a si para proteger a própria potência. Quem cuida, antecipa o que vai acontecer com o outro e quais serão as suas necessidades, semelhante ao que nossa mãe suficientemente boa fez conosco. Não é isso o que as mães fazem quando enxergam desagrado no rosto do filho? Olham o relógio para ver se é hora da mamada, põem a mão na fralda para ver se está molhada, mudam sua posição. E ele percebe que a mãe quer saber confortá-lo. Quando dois adultos se amam é a mesma coisa. Um quer saber o que se passa com o outro para protêge-lo e agradá-lo. E isso recria uma parte do paraíso perdido. "
Complementando com mais um trecho de um outro texto escrito por Nahman Armony, médico psicanalista:
"... O apaixonamento passa por cima de todos os gostos. É um impulso avassalador, que leva tudo de roldão, na ânsia de abraçar e se fundir com a outra pessoa. Mas a paixão tem vida limitada. Se duas pessoas querem criar uma história comum, precisam se amar. Amor é carinho, companheirismo, ternura, confiança mútua, divisão de tarefas, satisfação de estar junto, mútuo amparo e outras coisas desse jaez. O sexo da paixão explode na ânsia do entredevoramento; o sexo do amor surge do carinho, da ternura, do sentimento de gratidão.
O ideal é que a PAIXÃO e o AMOR possam caminhar juntos. Sendo a paixão sentimento mais fugaz, a base de uma união estável só poderá ser o amor. Para que um e outro sentimento convivam é preciso que a linha sinuosa do amor seja periodicamente invadida por picos de paixão. Céu claro do amor e céu tempestuoso da paixão. Choque cósmico de estrelas espalhando brilhos fascinantes nos corações e luz mansa das auroras e vésperas enchendo as almas de calmas belezas.
Se a paixão é irresistível, o amor está sujeito a temperaturas e temperamentos..."
Aiaiai, realmente a gente flutua quando se fala e sente a paixão,o amor. Como diz a minha amiga Aline,ADOOOROOOOO!!! Queridas(os)muito amor e paixão pra todos!! Beijos

3 comentários:

  1. É isso aí, Dani!
    É sempre muito bom falar de amor e paixão.
    Conciliar então... é o grande "barato".
    Adorei sua postagem!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olha ela!!!Que chique Dani!!Pra quem não escreve, hein??!!Parabéns!!!Excelente tema...excelente texto.
    Beijos... e até o próximo!!!Adoooorooooo!!!!
    Aline Fischer.

    ResponderExcluir
  3. DANI!!! O QUE É ISSO AMIGA? ESTÁ ARRASANDO HEIN... QUE LINDO! ADOREI O TEXTO, A TAÌZA REALMENTE INSPIRA AS PESSOAS A ESCREVEREM... ELA ESCREVE TÃO BEM QUE DÁ VONTADE DE ESCREVER TAMBÉM É CONTAGIANTE!!! BEIJOS DE GIULIANA.

    ResponderExcluir

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...