segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Status: Psicólogo





Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos da alma, engenheiros de manutenção da psique, pequenos o bastante para não sermos protagonistas nem julgadores da vida alheia.

Somos guardiões das maiores capacidades humanas, muitas vezes escondidas por transtornos dos mais diversos. 

Nosso trabalho é de longo prazo.

Ser psicólogo não é um status profissional, é uma constante descoberta de si mesmo e do outro, de tantos outros. Não é um lugar ao qual chegamos, mas um caminho pelo qual trilhamos, de estudos e descobertas constantes. É poder visitar diariamente universos diferentes, maravilhando-se sempre com a novidade das infinitas possibilidades humanas. 

Ser psicólogo não é passar o dia ouvindo problemas, mas sim presenciar o desbravamento de caminhos inimagináveis e poder contemplar o sorriso depois das lágrimas. É vislumbrar a mais verdadeira e honesta expressão da pessoa humana em busca de sentido, em busca de si mesma. É poder ver o sucesso da vida sobre a morte e apesar dela. 

Ser psicólogo é permanecer-se aberto ao novo e singular de cada pessoa, é ser capaz de ter muitas convicções e a principal delas é a de que sempre haverá algo de muito novo e de muito precioso a se aprender a cada encontro, a cada dia. 

Ser psicólogo é poder caminhar pelos vales escuros onde ninguém quer ir e convidar os que por lá se perderam a desfrutar a alegria dos dias ensolarados.


Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...