terça-feira, 15 de outubro de 2019

Carta a um ateu



Caro amigo ateu,

Venho te dizer da minha admiração de vê-lo caminhando assim pelos dias com tal certeza, com total segurança, sem estar apegado com todas as forças nas mãos Daquele que me conduz.
Confesso minha fragilidade e pequeneza diante da vida, pois eu jamais conseguiria. Eu sinto fortemente a presença de Deus e preciso caminhar com Ele numa sincronicidade absoluta, de mãos dadas e joelhos no chão. Mas isso não vem ao caso agora! 
Acho bonito a forma como você assume sua responsabilidade por inteiro, sem culpar Deus ou o Diabo pelos seus comportamentos ou situações da vida. Logo você, que já esteve de cara com a morte algumas vezes. Dizem que se vai ao Pai pelo amor ou pela dor. Você não cedeu nem a um, nem a outro nos seus momentos mais difíceis. Um homem de fortes convicções.
Vejo tanta gente se eximindo de suas responsabilidades aí pelas igrejas, como se fôssemos apenas marionetes que, hora ou outra são lembradas ou largadas pelo inimigo ou pelo salvador. Também vejo pessoas que vivem pregadas na Bíblia, mas que não sabem tratar o empregado que lhe serve. Ou ainda pior, pessoas que, em nome de Deus, cometem as maiores atrocidades. Você também tem observado esses tipos hipócritas que andam por aí, revestidos de tanto “ensinamento”?
É interessante ver como você usa a seu favor a energia que nos rodeia de forma tão inteligente. Você sabe exatamente como canalizá-la e, mais que isso, com seus movimentos de caridade e ajuda o próximo, você consegue disseminar essa energia toda, formando uma corrente do bem incontestável. E faz por prazer, sem ter em troca nenhum pedacinho de céu ou um olharzinho social de “Ele é o cara!”, desses excelentes para nos rechear de vaidade.
Gosto da forma como você reverencia a natureza e tudo à sua volta com postura de gratidão, de ser parte. Vejo escorrer respeito por tudo e por todos, sem se envaidecer por atitudes tão nobres, sempre com tanta humildade. E por essas e outras você tem o meu completo respeito.
Sabe, amigo! Eu acredito num Deus. Também acredito que se Ele me criou, também criou você, do mesmo material. Afinal, estamos aqui no mesmo planeta, não é mesmo? O que ainda me pergunto todos os dias é se tem alguém que tem mais Deus dentro de si do que vocês, ateus. Pelo menos, a boa leva de ateus que conheço, que são feito do melhor material e me rende excelentes momentos de reflexão.
Então é isso, meu amigo. Vou ficando por aqui. Passei só pra dizer mesmo da minha admiração e do quanto o convívio mais próximo de você me tornaria mais gente, mais humana. 
E parabéns! Porque o mundo precisa de mais pessoas com menos religião e mais verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...