quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aos mestres, com carinho!

Dia 15 de outubro de 2009. Dia dos Professores.

Este dia não podia passar sem que eu cumprimentasse e homenageasse os nossos professores. Sejam eles de português, matemática, filosofia, religião, educação física, auto escola... enfim, todos aqueles que se dedicam a ensinar algo útil, algo de bom a alguém.

Recebi uma mensagem de uma amiga pelo celular que dizia: “Hoje é dia dos professores e na escola da vida você é a melhor professora que eu poderia ter! Portanto obrigada pelo amor e carinho... mas principalmente obrigada pela compreensão e pela paciência em todas as vezes que, mesmo tirando repetidos zeros, você não desiste de mim. Um beijo imenso.”

E fiquei pensando (e até respondi isso a ela) que sou apenas uma mera aluna. E nessa escola da vida não me preocupo muito em tirar notas boas, mas me preocupo sim em “passar de ano”, de forma que minhas ações não me prejudiquem muito no “ano que vem”.

Na verdade, todos somos um tanto aluno e um tanto professor, né? Sempre temos algo de bom pra passar pra frente, algo pra ensinar (de preferência, com muita humildade) e muito, muito mesmo a aprender. Aliás, esse é um chavão que uso sempre: quanto mais eu aprendo, mais entendo que não sei nada e tenho tanto a aprender.

E quantos são os professores que encontramos pela vida...

Os primeiros são nossos pais, que nos ensinam tanto e a vida toda. Até mesmo quando não estão mais entre nós, deixam pra nós o seu legado. Depois, os irmãos, primos, amigos, namorados, cônjuges, filhos (e como nos ensinam!), colegas de trabalho, o vendedor da farmácia ou da padaria, o menino que vende bala no sinaleiro, o mendigo. Sem contar as celebridades da televisão, as personagens de novela e até mesmo aqueles desconhecidos que estamos sempre sabendo notícias.

Acho que todos hoje devemos parar um pouco pra refletir sobre nosso lado professor. O que estamos ensinando? De que forma estamos ensinando? E se não estamos, o que estamos fazendo com esse conhecimento que existe dentro de nós? O que precisamos mudar? Ainda é tempo!

Voltando então aos professores, aqueles “de verdade”, que dedicam sua vida a ensinar, que estudam anos matérias (muitas vezes chatas) para nos passar, que enfrentam salas de aula anos a fio, selecionei uma mensagem, que não é de minha autoria, mas que eu quero registrar.

“As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...