quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O que valeu a pena hoje?



Paulo Mendes Campos, em uma de sua crônicas reunidas no livro “O Amor Acaba”, diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente.
Eu tenho há anos isso como lema.
Antes de dormir, quando a noite chega e o sono ainda não veio, eu penso: “O que valeu a pena hoje?”
Sempre tem alguma coisa.
Um telefonema, um filme, um corte de cabelo que deu certo, um e-mail inspirado...
Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma partida ou até um presente.
Mas pra quem valoriza apenas as "mega vitórias", sobram centenas de outros dias em que aparentemente nada acontece e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, mesmo já tendo seu super apartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.
Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes. Uma segunda-feira valeu por uma música que eu não conhecia e alguém me mandou por e-mail... Linda... Que me arrepiou, me transportou para uma época legal da minha vida, me fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes pra mim.
E, assim correm os dias... presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial, que acabam compensando 24 horas banais.
Claro que tem dias que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas se arrastam melancólicas, sem falar naqueles dias em que dá tudo errado: batemos o carro... somos multados, e pra melhorar, depois perdemos a chave do carro no cinema.
Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disto na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.

(Desconheço a autoria)


Acho que esse texto é perfeito para uma passagem de ano, para que possamos nos propor a fazer esse exercício diário no ano que se inicia.

Todos os dias valem a pena, todos eles são especiais, pois não voltarão mais e, com certeza, deixaram uma boa bagagem nessa viagem que chamamos de Vida.

Em 2010, que possamos ser mais gratos por apenas podermos respirar, levantarmos de nossas camas e ter um trabalho ou uma atividade, seja ela qual for. E nas horas difíceis, que possamos ter a coragem de também agradecer, pois, com certeza, esses sofrimentos vieram para engrandecer nosso espírito.

Logo, você vai perceber que todos os dias valem muito a pena. Ah, se valem!!!

Feliz Ano Novo e beijo grande no seu coração!
Taiza Renata

Um comentário:

  1. TAMBÉM ACREDITO NISSO QUE TODOS OS DIAS VALEM Á PENA E QUE NADA É POR ACASO TENHO TENTADO Á ALGUNS MESES FAZER ESTE EXERCÍCIO DIÁRIO DE REFLETIR SOBRE MEU DIA, O QUE FIZ, O QUE NÃO FIZ E O QUE PODERIA FAZER MELHOR COM MINHA FAMÍLIA, MEUS AMIGOS E MEUS PACIENTES... BEIJOS

    ResponderExcluir

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...