domingo, 18 de outubro de 2009

Uma casa de homens




Há quem diga por aí que ninguém conhece tanto a alma masculina quanto eu. Talvez porque eu só tenho irmãos homens, ou porque minha avó paterna teve oito filhos homens e nenhuma mulher, ou porque minha família tenha mais homens que mulheres, ou porque tenho três filhos homens, ou porque sempre tive mais amigos homens, ou porque meu marido só tem irmãos homens. É... vai saber! Quem me dera poder entendê-los (pelo menos, como eu gostaria), embora me pareçam bem mais “desvendáveis” do que a alma feminina.


Sabemos como a natureza feminina e a masculina são diferentes. Não é a toa que recebemos diariamente tantos e-mails de guerra dos sexos, mostrando as peculiaridades de cada um. Se bem, que sou a favor de vivermos sempre em paz. Penso que assim tudo fica mais gostoso e emocionante.

A minha casa é uma casa de homens!!! Vou contar um pouco como é.

Como a maioria deles ainda são crianças, nunca tem nada no lugar. Não que eles sejam desorganizados, mas têm um senso de aventura invejável. De repente, aquela sala de visitas linda, de móveis coloniais, vira um avião, com direito a alguns tamboretes em cima da mesinha de centro, muitas almofadas espalhadas pelo chão, o lençol da minha cama cobrindo parte dos sofás (afinal, avião sem torre não tem a menor graça) e, claro, muito barulho. Aliás, é impressionante como eles conseguem fazer o som de um Boing 737 ou de um Focker 100 tão fielmente.

Minha sala de TV que é pequena e já funciona também como um protótipo de escritório. Em questão de minutos vira um acampamento super legal. Lógico que, pro cenário ficar mais real, é preciso tirar a poltrona do papai do lugar, as almofadas do sofá-cama precisam estar no lugar adequado para uma situação perigo extremo, a barraca é feita com os edredons da cama deles (fica ótimo porque ela ajuda aquecer em noites de luar geladas), uma lanterna daqui, um cantil de lá e pronto. Está armada a brincadeira.

No quarto deles, além da decoração que a gente leva meses pra escolher, nos guarda-roupas e nas janelas tem milhares de adesivos de Homem Aranha, times de futebol, Bob Esponja e alguns outros que nem sei de onde vêem, mas que eles acham bacana e colam também. Tem também os horários da escola e das atividades (que esses eu faço questão de colar) e uma figuras de onças ou dinossauros (depende do encantamento da época).

Esse é só o cenário. Mas o astral da casa é muito bom! Quando eles chegam da escola, é muito barulho, muitas novidades, um brigando com o outro por alguma cena que eu infelizmente perdi, um falando mais alto que o outro, um querendo contar o seu dia e o outro interrompendo, um no celular... pense numa casa animada!

Deve ser muito bom ser homem, né? Eles são sempre tão práticos, tão resolvidos, tão donos de si. Pelo menos, é o que tentam aparentar. Eles são a própria solução. Isso deve dar uma potência, um encorajamento que nós, meras mulheres, jamais conseguiremos ao menos imaginar como é, na íntegra.

E acordar pela manhã e estar com o cabelo arrumadinho? Meu sonho!!! Nem escova progressiva consegue. Os meus homens têm seus cabelos bem curtinhos porque eu prefiro assim, afinal, com esses seres tão práticos, cabelo é apenas um detalhe. Lógico que não está pronto pra sair de casa. Aí também é desaforo! Mas nada que uma passada de mão ou um boné não resolvam.

É... esses homens!!! Homens que precisamos ter por perto sempre, pra todos os motivos: pra nos divertir, nos apoiar, nos amar, nos proteger. Sou apaixonada por todos os homens que fazem parte minha vida, de mamando a caducando. Não só os da minha casa, mas os que habitam também no meu coração. Pai, irmãos, cunhados, tios, amigos, afilhados... homens, cada um com seu jeito, longe ou perto, do passado ou do presente, cada um no seu papel, mas todos imensamente importantes pra mim.

Um comentário:

  1. Taiza,
    Com certeza ninguem definiria tao bem uma casa so de homens e e claro uma guerreira junto. Este e o meu caso 3 homens e eu la no meio. Pensa em uma mulher com tripla jornada e 3 homens.....??????Fabiana

    ResponderExcluir

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...