sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um dia por vez - 16/10/09 - O tempo

Ontem voltei pra academia depois de tanto tempo. Ufa!!! Já não era sem tempo!!! Fiquei parada duas semanas e o tempo não passava. Sabe o que é? É que o contrato tem um tempo e o meu venceu. E pelo tempo do contrato que eu queria renovar, ficava mais caro, pelo pouco tempo. Daí dei um tempo pra menina da recepção falar com a coordenadora, mas pra isso ela ia precisar de tempo, pois a chefe estava muito sem tempo.

O tempo, o tempo, o tempo...

É impressionante como essa palavra está sempre nos rondando (pra não dizer perseguindo), principalmente hoje em dia, quando o mundo está numa velocidade tal que ninguém consegue mais acompanhar e entender. A gente vai na onda!

Quando fiz esse blog, uma amiga me disse: “Mas tu tá à toa, heim, filha???”



Eu respondi que sim, afinal, estava no trabalho e não tinha tempo pra entrar em discussão naquele momento. E amiga é amiga, né? FDP é FDP!

Vejam bem! Acordo às 6 da matina todos os dias e não posso ficar na cama porque, enquanto meu filho caçula (de 2 anos) mama, tenho que me arrumar pra sair de casa (se não corro o risco de sair de pijama! Rsrsrs...), porque quando ele termina, tenho que colocar uniforme nele. E enquanto vou fazendo isso, vou determinando a secretária do lar e a babá, dando dinheiro pra uma coisa ou outra, tentando rebocar o meu filho mais velho da cama, e mandando o meu filho do meio desocupar o banheiro para o irmão. Sim, porque agora ele está usando aparelho e é um ritual loooongo escovar os dentes. Ah! Detalhe: também estou usando aparelho. Só que meu ritual tem que ser mais resumido, se não perco tempo.

Aí, quando estamos pra sair de casa, meu marido resolve voltar para usar o banheiro. Já é um hábito, sabe? E o tempo vai passando. E eu olho no relógio e penso: “Meu filho mais velho vai perder a primeira aula”. Sim, porque tudo tem hora, né? E temos que cumprir todos os horários à risca. Pelo menos, é o que a gente tenta. Por isso, meu relógio está sempre adiantado 10 minutos, porque quando olho pra ele, já me sinto atrasada e saio correndo. Foi a maneira que encontrei de chegar na hora.

Enfim, saímos todos de casa. Meu marido leva os dois mais velhos pra escola, porque é mais fácil. Ele deixa no portão da escola e eles vão sozinhos pra sala. Assim, ele não perde tempo, afinal, às 7 horas já tem muita gente na firma esperando por ele. Adivinhem quem leva o caçula????? Eu, lógico! Afinal, eu tenho tempo de estacionar, cumprimentar o segurança e a freira que ficam na porta da escola, tentar arrancar um beijo de bom dia do meu filho pra eles, levar meu pequeno pelo pátio imeeeenso da escola até a salinha dele (a propósito, é a última!), entregá-lo para as professoras, perguntar tudo que preciso saber, orientar sobre algo que porventura tenha e voltar correndo pro carro. Ai, meu Deus! Relógio. Atrasadíssima pra academia.






Então, chego na academia. Vou de segunda a sexta porque pra mim é remédio, me ajuda na ansiedade e na produção do dia. Benditas endorfinas e serotoninas! Aí faço: alongamento, ABS, ergometria (bicicleta e esteira), musculação (2 fichas de treino – uma braços e outra pernas, afinal eu necessito!), dança e, quando ainda me sobra tempo, spinning. Calma! Isso desmembrado na semana, claro, porque eu só tenho o tempo das 7 e pouco até as 9 da manhã pra ficar lá. Foi o tempo que arrumei pra mim. Quando eu faço ergometria é bom demais, porque tenho tempo de assistir o Bom Dia Brasil e saber um pouco do que anda acontecendo por aí.

Bom! Saindo da academia (animadíssima!), vou pro escritório correndo, porque no meu celular já tem um monte de ligações e e-mails com coisas pra eu resolver. Já estou atrasada! Aí vou desse jeito mesmo – ensebada, suada, fedida! Ainda bem que meu perfume é francês e eu tomo banho dele todas as manhãs.

No escritório, não preciso nem descrever, né? Resumindo: probleminhas cansativos, porém resolvíveis (graças a Deus), broncas do patrão (que no caso é meu pai, ou seja, mais exigências e menos tolerância), telefonemas o dia todo, planilhas, previsões, carregar o sistema, montar operações, rádio, telefone, visita, reunião, computador...

Hora do almoço. Pra mim é um pouquinho mais que isso, pois almoçar nesse horário é só um mero detalhe. Afinal, preciso entrar correndo pro banho, lavar a cabeça, secar a franjinha (que está linda! Rsrs...), me arrumar direitinho, dar atenção aos meu 3 filhos, ao meu marido, ver o que os meninos trouxeram de tarefas, coordenar o tempo deles no dia com suas atividades escolares e extracurriculares, colocar o caçula pra dormir (quando aproveito pra ver o Jornal Hoje). Viu? Deu tempo até de dar uma esticadinha!? Terminando o jornal, trabalho de novo.

Antes, eu era sozinha lá pra fazer tudo, mas não estava dando tempo, sabe? A movimentação é grande e eu estava sempre deixando a desejar, sendo cobrada (com toda razão) e vivia de mal humor, me sentia uma incompetente. Deus me livre! Isso não é vida. Bom humor é tudo na vida da gente. Então, tratrei de colocar duas pessoas pra me ajudar (e como me ajudam!). Agora eu até tenho tempo de escrever mais, coisa que adoro, e exatamente por isso é que arrumei tempo.

E, voltando da hora do almoço, lá vou eu pro escritório, feliz da vida, geralmente escutando uma música bem alta. Sim, porque eu ouço música quando estou no carro e no escritório, ou seja, praticamente o dia todo. Não consigo viver sem, portanto, tenho que arrumar tempo pra isso também. E no trabalho, muitas vezes acontece de ligar uma amiga (ou mais de uma) que pode estar precisando de algo (mesmo que seja desabafar) ou mesmo pra bater um papinho. Ligam também os familiares que sempre precisam de um apoio ou um favor, ou ligam simplesmente pra dar um “oi” e saber como eu estou. Que bom poder ter tempo de nos relacionar e até mesmo ajudar, né? E pelo escritório, geralmente eu fico até às 7, pra compensar a hora que cheguei mais tarde de manhã. Isso, quando não tenho que fazer cerão, porque às vezes não dá tempo de terminar tudo.

Ah! É no escritório também (geralmente no fim do dia mesmo) que me dedico ao Blog, Orkut, Facebook, e-mails... todas essas coisas que temos hoje pra nos aproximar das pessoas que amamos mas que, pela falta do tempo, podemos estar juntos muito raramente. Os e-mails (que sugam mais tempo), vou colocando todos numa caixinha no dia que tenho mais tempo, pra no outro dia cedo, quando chego no escritório, coloco pra disparar e encher a caixinha dos meus amigos e familiares internautas. É forma que encontrei de dizer: “Oi. Estou longe, porém perto e lembrando de você.” Afinal, aprendi que a vida é feita de prioridades e a minha é conviver.

Chegando em casa, já à noite, vou ficar com minha turminha, lanchar, saber como foi o dia deles, brincar, olhar as tarefas, programar o dia de amanhã, colocá-los na cama e rezar com eles. E daí? Dormir? Nããããoooo. Tem o marido!!! Aí a gente vai conversar, brigar, fazer as pazes, saber como foi o dia um do outro, fazer “otras cositas más”, assistir a novela e, finalmente, dormir. Isso quando não tem um aniversário ou qualquer coisa assim.

Mas meus dias não são sempre assim não, viu? Às vezes aparece uma consulta médica, um dentista, uma visita à escola dos meninos, uma incerta na firma do marido (rsrsrs... É raro, mas faz parte!), uma fugida pra um almoço com as amigas ou um happy hour no fim da tarde.




Esse é o meu dia-a-dia de segunda a sexta. Ah!!! E sexta-feira, depois da academia, hora de salão de beleza. É o meu momento fútil da semana, porém extremamente necessário e bem vindo. Olha só que rotina deliciosa eu tenho! Por isso falo tanto de gratidão. Amo a minha vida exatamente como ela é. E nos fins de semana, vou pra fazenda, me reúno com amigos, vejo filmes, almoço fora, viajo, leio, curto muito minha turminha, cineminha... nada de rotina!!!



E aí, voltando à minha amiga que me chamou de à toa, eu respondi que sim, mas se parar pra pensar na minha vida, a única coisa que me falta é tempo. Talvez porque eu aproveito todo o tempo que tenho. E a isso chamo de organização.

3 comentários:

  1. Poxa amiga se você está atoa então eu vegeto! hahahahahahahahahaha
    Sabe,pq no momento estou desempregada, péssimo por sinal, então eu ESTOU dona de casa (é diferente de SER dona de casa) e daí eu tenho que cuidar da minha casa, é óbvio,e como ESTOU dona de casa tenho um tempinho pra fazer outras coisas, mas não quer dizer que também eu esteja atoa. Cada um tem as suas ocupações e cada um leva da maneira como deve ser administrado o dia dessa pessoa e a vida, então pra mim ninguém é um ATOA! Revoltei com esse comentário amiga, não é justo!! Ai, desabafei, rsrsrsrs, bom, um excelente resto de final de semana pra todos e pra você! beijão

    ResponderExcluir
  2. ESQUECEU DE MENCIONAR, QUE MESMO TENDO SEU TEMPO TODO CRONOMETRADINHO, VC AINDA ENCONTRA TEMPO P SER ESSE DOCE Q VC É!!!!
    QUE BOM Q SEMPRE SOBRA TEMPO P MIM... BJSSS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Você é maravilhosa! Seus filhos, marido, familiares e amigos e colegas de trabalho devem admirá-la muito, eu também! Ah..e escreve muito bem! Beijo imenso.

    ResponderExcluir

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...