terça-feira, 27 de outubro de 2009

E o Rio de Janeiro? Continua lindo???


“O Rio de Janeiro continua lindo. O rio de janeiro, fevereiro e março...”, diz a música de Gilberto Gil que todos conhecemos tão bem, chamada Aquele Abraço.

Não tem como negar, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do país, se não a mais bonita. Sua beleza natural que mistura o azul do mar, com o verde de suas árvores entranhados em seus concretos de urbanidade, dá a medida necessária para enchermos nossos olhos de encanto.

Porém, os índices de violência aumentando a cada dia e com as barbáries que acompanhamos diariamente pelos noticiários, estão deixando o cenário carioca um tanto quanto assustador e sem graça.

Agora com as Olimpíadas de 2016, o Rio virou também preocupação mundial, pois o mundo todo está horrorizado com os acontecimentos que há muito tempo acontecem e que estão cada vez mais evidentes.

Particularmente, adoro o Rio de Janeiro pela televisão e fotos. Não vejo nessa cidade o menor glamour. Podem de chamar de atrasada ou provinciana, mas o fato é que quando vou ao Rio tenho a impressão que a qualquer momento haverá um assalto ou uma bala perdida bem ali, pertinho de mim. Melhor se não for em mim! É uma triste realidade que vive milhões de brasileiros, cariocas ou não, que se vêem morando naquela cidade. Já é parte da rotina deles.

Há pouco tempo recebi uma carioca no meu escritório que quase se enfiou debaixo da mesa quando escutou o estrondo de um objeto que caiu no andar de cima. Envergonhada pelo seu susto, já foi se explicando logo que em sua cidade eles se deitam todos pelo chão quando ouvem esse tipo de barulho. Já é de praxe!

Pensa na qualidade de vida deste lugar! Será mesmo que a corrida matinal na praia é tão prazerosa e despreocupada? Será que faz mesmo bem à saúde? Ao coração, não tenho a menor dúvida. Mas e à mente?

Assaltos constantes, seqüestros relâmpagos, tráfico de drogas, troca de tiros com a polícia... tudo muito desesperador no meu ponto de vista. Não que isso não faça parte da vida das grandes metrópoles, mas dispenso o exagero.

Daí, olhando essa imagem, linda por sinal, fico imaginando... talvez fosse necessário mais alguns Cristos nessa cidade. Ou talvez esse Cristo Redentor acabou se rendendo a tanta maldade, chacinas, mortes, estupros... à violência que essa cidade exala. Piedade, Senhor!

E ao Rio de Janeiro, além “daquele abraço”, rogo ao Cristo que o proteja e abençoe as pessoas que ali vivem. Elas vão precisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Status: Psicólogo

Ao psicólogo não é dado o martelo dos juízes, as prerrogativas dos promotores, nem o bisturi dos cirurgiões, somos pequenos clínicos ...